Alunos apoiam Potiguar
 

Matéria

Alunos apoiam Potiguar

3 / Fevereiro / 2020

Alunos do curso de Educação Física, sob a orientação do Prof. Állan Frederico, participam de toda a preparação dos jogadores de futebol do Potiguar de Mossoró. Logo depois de uma experiência muito positiva durante o Campeonato Estadual de 2019, o Projeto de Extensão “Futebol do Alto Rendimento” foi criado.

“Além de lecionar, também faço parte da equipe do Potiguar. No ano passado, trouxe alguns alunos para verem na prática o que a gente trabalhou na disciplina de Futebol e Futsal. Em seguida, os estudantes passaram a participar de todas as etapas de preparação dos atletas”, disse o Prof. Állan.

Atualmente, três alunos se dedicam às atividades no time. Dessa forma, eles se dividem sendo um no controle fisiológico dos atletas, outro na análise de desempenho, e o outro como auxiliar técnico. No controle fisiológico, eles fazem as avaliações dos atletas todos os dias. Monitoramos o suor, o sono, a urina, a desidratação pós-jogo. “É um trabalho realizado antes e depois dos treinos, e também antes e depois dos jogos”, explica o docente. Já na análise de desempenho, o trabalho é feito para perceber as qualidades dos atletas, e como eles podem ser melhor aproveitados.

A expectativa é que o projeto cresça, com abertura de mais vagas. “Os alunos têm a oportunidade de ver um time profissional atuando, de acompanhar o trabalho feito por profissionais da área. Por isso, é muito positivo para eles, que aprendem já no alto padrão do futebol”, avalia o Prof. Állan.