Cerimônia do Dólmã
 

Matéria

Cerimônia do Dólmã

31 / Março / 2022

Cinquenta novos alunos do cursos de Gastronomia tiveram seu momento de boas-vindas ao curso no semestre 2022.1 durante a Cerimônia do Dólmã. O evento foi realizado no dia 28 de março, em duas sessões, no Auditório da Unidade Roberto Freire.

O Dólmã é a tradicional vestimenta dos gastrólogos e sua imagem remete ao imaginário popular da representação de grandes chefs de cozinha. Porém, muito mais do que uma roupa, ela é também um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de uso obrigatório que protege o corpo do calor, frio, cortes e outros riscos existentes ao cozinhar.

Durante a cerimônia, essa tradição e importância é reforçada com os estudantes que recebem as vestimentas de seus padrinhos e madrinhas. A atividade também foi acompanhada pela Coordenação da Área de Hospitalidade e dos professores e professoras do curso.

Futuro profissional

Além de amigos e familiares, o momento foi marcado pela presença de representantes da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel-RN): o Diretor Executivo, Artur Fontes, e Diretor de Gestão e Consultoria, Marcelo Bavelloni . Eles falaram da importância da parceria e que esperam os futuros profissionais no mercado de trabalho.

A juramentista da turma, Stephanie Betesek, afirma que esse é um momento de realização da vida profissional. “Vivenciar este momento é algo indescritível, principalmente ao lado dos queridos professores e nossos familiares, nossos principais apoiadores. Ser juramentista e ver o orgulho estampado no rosto dos meus colegas e convidados, é uma memória que jamais será apagada”.

Para o aluno Harrison Medeiros, a cerimônia evidenciou a importância que a profissão carrega, para que os futuros gastrólogos possamos exercê-la sob os valores da responsabilidade e honra. “Me senti pronto pra batalha: ‘um caminho sem volta’, como me disse a professora Larissa Varela ao me vestir com a dólmã”.