Cerimônia do Jaleco 2020
 

Matéria

Cerimônia do Jaleco 2020

11 / Março / 2020

Mais de 400 pessoas – entre estudantes e convidados – prestigiaram a Cerimônia do Jaleco de Medicina 2020 da UnP. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico (Camed), foi realizado em 6 e 7 de março na Unidade Roberto Freire, marcando as boas-vindas aos alunos de três turmas do Curso.

“Medicina: Vocação, desafios e recompensas” foi o tema das três aulas magnas realizadas, cada uma, por médicos e professores da UnP: Armando Araújo, Carlos Bruno e Matheus Staufackar.

Compromisso e homenagem

Durante o evento, o momento mais esperado é entrega dos jalecos. Além de receberem a vestimenta que representa sua atuação como estudante da área de Saúde e futuro médico, os alunos fazem seu compromisso de honra e homenageiam os pais.

O evento contou com a presença da Coordenadora do Curso, Profa. Paula Maia, a Coordenadora Adjunta, Profa. Andrea Lima, e o Presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, Marcos Lima. Cerca de dez professores também foram homenageados pelo seu trabalho na instituição.

Sonhos

“Não faz pouco tempo, meus caros, que este momento era um apenas um sonho. Hoje é uma realidade. Começa aqui a jornada que levará vocês aos dias mais intensos, felizes, desafiadores e, acima de tudo, mais significativo das suas vidas”, afirmou em seu discurso o presidente do Camed e aluno da 10ª série de Medicina, Francisco Neto.

Para a Profa. Paula Maia, a Cerimônia do Jaleco é mais que investidura e rito de passagem. “É mudança de vida em busca de um sonho de fazer Medicina. É um momento recheado de sensações e projeções. É mudança de estação. E nesta cerimônia, a gente falou da vocação de ser médico, de tudo que implica: é uma caminhada que é árdua, desafiadora mas que é de satisfação, de cumprimento de missão”.