Dia Mundial do Rim será marcado por realização de exames gratuitos em Natal
 

Matéria

Dia Mundial do Rim será marcado por realização de exames gratuitos em Natal

6 / Março / 2023

Na próxima quinta-feira (9) será celebrado o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, a Sociedade Norte-rio-grandense de Nefrologia (Sonern) se une a estudantes do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP) para a realização de exames de triagem da doença renal crônica. A ação é gratuita e acontece no 2º piso do Shopping Midway Mall, em Natal, das 10h às 20h.

Os alunos participantes são membros da Liga Acadêmica de Nefrologia da instituição (Linefro/UnP). Durante a ação, a população terá acesso a exames de rotina, como medição de glicemia e aferição de pressão arterial.

A depender do caso do paciente, ele poderá ser encaminhado para o Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP, na Unidade Salgado Filho, onde será atendido pela equipe de Nefrologia do curso de Medicina. A Medicina da Universidade Potiguar faz parte da Inspirali, um dos principais players de educação na área médica do país.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que em 2040 a doença renal crônica será a quinta maior causa de mortes no mundo. “Os dados são alarmantes. Por isso, nosso foco é disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, explica o médico e professor da UnP, Felipe Guedes.

Todos esses objetivos estão resumidos no tema central da campanha da SBN, intitulada “Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos: Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”.