Empreende e e-Labora em Mossoró
 

Matéria

Empreende e e-Labora em Mossoró

9 / Outubro / 2015

A Universidade Potiguar inaugurou em outubro duas novas ferramentas que irão contribuir para o desenvolvimento da região oeste do Rio Grande do Norte. O Campus Mossoró ganhou Centros de Excelência para estímulo e promoção da cultura de inovação e tecnologia. Os novos espaços têm como intuito unir a comunidade acadêmica e o mercado local e já estão em atividade.

Inaugurados em fevereiro de 2014 em Natal, o Empreende e o e-Labora ampliam ainda mais atuação, funcionando como núcleos de estímulo à prática profissional, desde a criação de empresas no sistema de incubadoras, ou de pesquisas acadêmicas aplicadas dentro de indústrias.

Os Centros de Excelências em Empreendedorismo (Empreende) e em Pesquisa Aplicada (e-Labora) estão abertos ao público externo, desde o atendimento a micro e pequenas empresas, até unidades industriais, e acontece através da integração de toda comunidade acadêmica.

Conheça os Centros de Excelência da UnP:

Empreende – É uma organização dentro da Universidade Potiguar que visa inspirar o empreendedorismo nos alunos e egressos, e tem como objetivo estimular novas ideias e atuar como incubadora de empresas e parques tecnológicos, oferecendo infraestrutura e apoio gerencial. O Empreende também atuará em três outros focos. Um deles é o projeto de Consultoria Júnior, ao qual está vinculado o programa Pré-Consultores, que existe há cinco anos dentro da Escola de Gestão e Negócios da Instituição e já atendeu mais de 1.500 micro e pequenos empresários fornecendo consultoria gerencial nas áreas organizacional, recursos humanos, marketing, finanças e gestão de operações. O Empreende também estimula os discentes na participação de prêmios ligados ao empreendedorismo como o Prêmio Santander de Empreendedorismo e oferece cursos e oficinas de capacitação empresarial. Através do setor de Orientação Profissional e Empregabilidade serão ofertados serviços de Coaching, Mentoring, Aconselhamento e Network sobre profissões, carreira e decisões gerenciais. 

e-Labora – É um Centro de Excelência focado na inovação tecnológica, através de pesquisa aplicada. Oferece aos alunos, egressos e sociedade civil a infraestrutura laboratorial e experiência acadêmica dos docentes, através de serviços que contribuam para a solução dos problemas de produtividade do estado, da região e do país. Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão o desenvolvimento de inovações tecnológicas, aplicação de sistemas de controle de qualidade de processos e produtos, implantação de sistemas de gestão ambiental, sempre buscando saltos de eficiências, a formação de profissionais de excelência e criação de patentes. As pesquisas aplicadas do e-Labora serão, em princípio, concentradas em quatro grandes áreas: Construção Civil, Ensaios Mecânicos, Desenvolvimento de Software, Automação e Controle, e Microeletrônica.