Inovação é pesquisada no PPGB
 

Matéria

Inovação é pesquisada no PPGB

27 / Julho / 2018

Programa Stricto Sensu da área de Biotecnologia da UnP firmou parceria com Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN

Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB) e também estudantes da Graduação poderão participar de pesquisas de ponta no desenvolvimento de novos materiais usados na área da Saúde. A possibilidade foi aberta graças a uma parceria firmada entre a iniciativa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UnP e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFRN.

Analisar materiais já usados na área da saúde, bem como inovar, desenvolvendo novos produtos, são os objetivos da interação. E o primeiro projeto fruto da união é o desenvolvimento de materiais cerâmicos para impressão 3D com aplicabilidade na área da saúde. Essa interação entre as duas pós-graduações foi possível através do Prof. Dr. José Renato Cavalcanti de Queiroz, do PPGB, e do Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinelli, do PPGCEM.

“O objetivo é inovação dentro desta área, ultrapassando os limites do conhecimento atual, expandido a ciência para que novas e boas coisas possam ser produzidas a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, ainda, gerar publicações e patentes para a equipe de pesquisadores” afirma Prof. José Renato Queiroz.

PROGRAMAS
O Programa da UFRN é um dos melhores e mais consolidados programas de pesquisa na área de materiais do Brasil, sendo um dos únicos a alcançar nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de pesquisa em materiais. O Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinelli é bolsista de produtividade e, juntamente, com o Prof. José Renato Queiroz já possuem parceria em 2 artigos publicados em revistas indexadas internacionalmente dentro dos quase 200 artigos que a dupla possui.

Já o PPGB da UnP conta atualmente com um Mestrado Profissional em Biotecnologia e um Mestrado Acadêmico em Biotecnologia da Saúde. O Programa já possui diversas publicações de pesquisas em periódicos nacionais e internacionais e mais de 30 depósitos de patentes com direitos de propriedades já concedidos no Brasil e nos Estados Unidos.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-UnP),  visa à formação de mestres qualificados para atuar em ensino, pesquisa e na geração e aplicação de tecnologias no contexto socioeconômico em que estão inseridos, promovendo a formação de recursos humanos capacitados a atuar junto ao setor privado e a estabelecer a integração entre as instituições de formação e o setor industrial, consolidando o caráter multidisciplinar, de forma a explorar eficientemente as interfaces entre as diversas áreas de conhecimento e a Biotecnologia, visando a completa integração em nível institucional, interinstitucional e com o setor produtivo.