Nanotecnologia
 

Matéria

Nanotecnologia

17 / Agosto / 2022

A Profa. Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel, que integra o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB-UnP), participou do 2º Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (2º CBBBA). A pesquisadora ministrou palestra intitulada “Nanotecnologia Encapsulamento Coloidal, Eficácias Fitoterapêuticas e Patenteamento”.

Vinculadas ao tema de sua apresentação, destacam-se 13 patentes que receberam anuência da Anvisa e 13 Cartas Patentes outorgadas pelo INPI, que possibilitam os licenciamentos para o setor industrial, cujos produtos estão associados ao desenvolvimento de nanoformulações terapêuticas à base de recursos naturais e seus princípios bioativos.

A Profa. Aparecida parabeniza a Rede Bionorte em função do 2º CBBBA ter promovido a integração entre a biodiversidade e biotecnologia, motivando novas parcerias entre a academia, sociedade e os setores produtivos, sendo esta uma das propostas do evento.

Também, ela destaca a importância da divulgação dos programas de pós-graduação em biotecnologia e sua produtividade científica em eventos deste porte, onde trabalhos inovadores são apresentados e consolidam a ciência desenvolvida no nosso país.

O 2º CBBBA promovido pela Rede Bionorte, ocorreu no Hangar Centro de Convenções de Belém/PA nos dias 8 a 12 de agosto de 2022. Presidido pelo Coordenador Geral da Rede Bionorte Prof. Dr. Sandro Percário (UFPA), o evento possibilitou a mais de 1.500 inscritos uma semana de integração entre a academia, sociedade e setor industrial, com foco em pesquisa, desenvolvimento sustentável e aplicabilidade de produtos regionais.