Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP recebe premiação internacional
 

Matéria

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP recebe premiação internacional

17 / Junho / 2025

A Professora Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel membro do programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP) e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq/nível 1D, recebeu premiação internacional denominada International Research Awards on Composite Materials, em função da sua ampla atuação científica na área de produtos naturais e química medicinal, bem como pelas contribuições acadêmicas em 3(três) programas de pós-graduação, tais como: PPG de Química da UFRN, no período 2002 até 2017 (PPGQ-IQ-UFRN), PPG de Biotecnologia na modalidade profissional da UnP, desde 2012, e PPG de Biotecnologia na modalidade acadêmica da Rede Renorbio/UFRN, desde 2012.

Nesta trajetória, concluiu a orientação de 32 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, e dentre muitos outros parâmetros avaliativos foram considerados: (i) 99 artigos publicados majoritariamente em renomados periódicos internacional e nacionais/indexados de grande relevância científica; (ii) 55 patentes publicadas pelo INP, das quais 13 já se encontram outorgadas (com concessão de 20 anos de proteção) e algumas receberam anuência da Anvisa, como avaliação preliminar (fase pré-clínica) para aplicação comercial dos produtos desenvolvidos na área da nanobiotecnologia; (iii) possui 37 capítulos de livros publicados por editoras nacionais e internacionais; (iv) é editora principal de 2 livros, um deles publicado pela editora internacional One Central Press,  sediada no Reino Unido.

A ScienceFather, organização internacional dedicada à promoção da ciência e da inovação, tem se consolidado como uma das principais plataformas de reconhecimento e incentivo a pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas científicas ao redor do mundo. Entre os destaques, estão as premiações internacionais, que reconhecem contribuições notáveis em áreas como Engenharia, Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Naturais e Ciências Sociais. Os prêmios valorizam desde jovens talentos até profissionais com trajetórias consolidadas, ampliando a visibilidade e o impacto de suas pesquisas no cenário global.

Com uma abordagem inclusiva e voltada para o progresso científico, a ScienceFather tem cumprido seu papel de fomentar a excelência na pesquisa e incentivar o desenvolvimento sustentável por meio da ciência. Suas iniciativas contribuem significativamente para a formação de redes de cooperação internacional e para a disseminação de descobertas que moldam o futuro.

A 31ª edição do International Research Awards on Composite Materials será realizado nos dias 25 e 26 de junho em Paris, França. Os premiados já nunciados, estrão presentes ou enviarão vídeos em agradecimento, e pela premiação, receberão os seguintes reconhecimentos:

  • Certificado: Um documento oficial que atesta a conquista do prêmio, já enviado para os contemplados;
  • Medalha e Memento: Itens físicos que simbolizam a realização e excelência na área de materiais compósitos, que para os ausentes à cerimônia, serão enviados via correio;
  • Publicação do Perfil: O perfil dos vencedores é listado no site oficial da ScienceFather, permanecendo disponível permanentemente como forma de reconhecimento público.

Além desses reconhecimentos, a ScienceFather destaca que essa premiação serve como um indicador de sucesso, elevando a reputação dos pesquisadores, estabelecendo novos referenciais de excelência e aumentando a visibilidade de suas conquistas no cenário científico global.

Profa. Aparecida destaca que é uma grande honra receber a premiação do ScienceFather, na área de materiais compósitos e agradece à comissão organizadora da 31ª edição do International Research Awards on Composite Materials, e pontua que “este prêmio representa não apenas um marco importante em minha trajetória científica, mas também, é o reconhecimento e valorização de anos de dedicação à pesquisa, inovação e desenvolvimento na área dos produtos naturais”. Extensivamente, expressa sua imensa gratidão aos colegas, colaboradores e alunos que contribuíram diretamente com o desenvolvimento das pesquisas publicadas em nível nacional e internacional, bem como às diversas instituições de ensino superior, bem como as instituições de fomento à pesquisa científica e à pós-graduação, CAPES, CNPq e aos PPGs da área da biotecnologia PPGB-UnP e PPGB-Renorbio/UFRN que apoiaram e deram suporte às pesquisas desenvolvidas em parceria com discentes e docentes.

Ao longo dos últimos 36 anos de caminhada científica, divido esta conquista, agradeço principalmente, à Deus e ao meu esposo e filha, extensivo aos meus familiares, pelo imenso apoio, que considero um eixo de suporte de extrema importância. Finalmente, desejo que esta conquista inspire novas parcerias e fortaleça o contínuo avanço da ciência”, finaliza a Profa. Dra. Maria Aparecida.

Mais informações podem ser obtidas acessando: https://composite-materials-conferences.sciencefather.com/awards/