Prof. Ricardo Cobucci tem artigo publicado em periódico internacional
 

Matéria

Prof. Ricardo Cobucci tem artigo publicado em periódico internacional

27 / Outubro / 2022

O esforço de pesquisadores potiguares para desvendar os mistérios da ciência nas mais diversas áreas têm alcançado o mundo. A notícia mais recente é do estudo inédito relacionado aos efeitos da suplementação com selênio associada ao diabetes em roedores saudáveis.

Os resultados foram publicados no British Journal of Nutrition, um dos periódicos científicos mais importantes da área da Nutrição Animal e Humana, ligado à Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O folhetim tem 75 anos de tradição e possui fator de impacto 4,12 e CiteScore 6.0 em 2021, pontuações consideradas “altíssimas” para uma revista acadêmica, com Qualis A1, a maior classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em formato de matanálise (estudo que combina resultados de outros já publicados), o artigo buscou investigar os efeitos da suplementação com selênio nos marcadores glicêmicos em roedores saudáveis e inova em combinar resultados de estudos in vivo (aqueles que são realizados em laboratório com animais).

As informações são do co-autor do estudo, professor Doutor Ricardo Ney Cobucci, que também é docente do curso de Medicina e do Programa da Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Potiguar (UnP).

“Selênio é um mineral presente nos alimentos, especialmente em castanha e nozes, que pode ser suplementado em cápsulas por nutricionistas e médicos, para pessoas diagnosticadas com deficiência nutricional”, explica o pesquisador.

“Chegamos à conclusão que altas doses deste composto podem induzir o aumento da glicemia, ou seja, aumentar o risco de diabetes ou piorar a doença nos animais que possuem a doença. Isso nos indicou que o assunto também precisa ser pesquisado em seres humanos, para evitar que pessoas ingiram alimentos e suplementos com selênio em excesso, caso se comprove que isso pode prejudicar a saúde em relação ao aumento da glicemia”, complementa o Doutor Ricardo Ney Cobucci.

Além do PPGB da UnP, o estudo contou com a parceria de pesquisadores da pós-graduação em Nutrição e do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para conferir o conteúdo na íntegra, acesse: bit.ly/britishjournalofnutrition.