Prolvida: aluna apresenta relato
 

Matéria

Prolvida: aluna apresenta relato

27 / Julho / 2021

A aluna de Psicologia, , teve um trabalho selecionado e apresentado durante o IV Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein. A produção intitulada “Projeto de extensão Prolvida: um relato de experiência” tem como tema principal a iniciativa do Curso da UnP que aborda as temáticas da ideação suicida, tentativa de suicídio e automutilação.

Orientada pela Profa. Ana Izabel Lima, também coordenadora do Prolvida, a estudante discorreu sobre sua experiência no projeto que possui quatro linhas de atuação. A primeira delas são os grupos de estudos, voltados para os estudantes da área de saúde, com abordagens a partir de artigos, teses e dissertações. Há também os grupos de reflexão que – com a participação de alunos e colaboradores da UnP – com foco em debater os impactos do distanciamento social durante a pandemia de COVID-19.

A terceira vertente do Prolvida são as ações externas em escolas em empresas (que atualmente acontecem de forma remota), promovendo a saúde mental. Por fim, o projeto também realiza atendimento psicoterápico e plantão psicológico com estudantes do último ano da Graduação. Este trabalho é voltado para a população em geral no Serviço Integrado de Psicologia (SIP) e Centro Integrado de Saúde (CIS), do Campus Natal.

“Termos uma aluna do curso de Psicologia participando de um evento da magnitude do IV Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica organizado pelo Instituto Dasein é um privilégio. Participar de eventos técnico-científicos abre oportunidades do nosso aluno envolver-se com novas problemática e possibilidades de intervenção, fazer contato com pessoas envolvidas na área em que deseja trabalhar, assim como compartilhar os trabalhos realizados”, afirma a docente.

O evento aconteceu de forma on-line, entre os dias 24 de junho e 7 de agosto, tendo como tema principal “Crise e Clínica”. Dessa forma, abordou áreas como: terapia, psicopatologia, cuidados hospitalares, política, filosofia entre outras.