Publicação de artigo do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia
 

Matéria

Publicação de artigo do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia

28 / Fevereiro / 2025

O professor Dr. Ricardo Ney Cobucci, docente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar, teve artigo em colaboração com alunos e docentes dos Programas de Pós-graduação em Farmácia e em Ciências Aplicadas a Saúde daMulher da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, classificado como A1 pela CAPES.

O artigo apresenta resultados de estudo observacional com gestantes com diabetes gestacional atendidas em Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. O objetivo foi avaliar se fatores genéticos aumentam o risco para desenvolvimento de diabetes gestacional. Após análises de bioinformática, os resultados sugerem que mulheres com determinados genótipos estão sob maior risco de desenvolverem a diabetes na gravidez, doença associada com complicações maternas e fetais.

Os autores afirmam que novos estudos multicêntricos precisam confirmar esses achados, mas que o estudo traz informações relevantes sobre aspectos genéticos envolvidos com o surgimento da doença.

O artigo pode ser lido na íntegra no link https://www.mdpi.com/1660-4601/22/3/327