Aluna do Doutorado em Administração defende tese sobre representatividade feminina
 

Matéria

Aluna do Doutorado em Administração defende tese sobre representatividade feminina

6 / Março / 2023

Um momento para enriquecer a trajetória acadêmica. A aluna do Doutorado em Administração da UnP, Thaís Teles Firmino, defendeu sua tese, intitulada: “Pula pra 50”: a atuação por mais mulheres na política como prática de inovação social” no dia 28 de fevereiro de 2023.

O estudo, orientado pelo Prof. Dr. Walid Abbas El Aouar, propôs analisar a atuação do ecossistema do Grupo Mulheres do Brasil (GMDB), visando ao aumento da representatividade feminina na política como prática de inovação social.

Durante a pesquisa, a estudante teve a oportunidade de participar, na cidade de São Paulo, de um momento com algumas integrantes do Grupo Mulheres do Brasil, entre elas, a empresária Luiza Trajano, da Rede Magazine Luiza. Momento este que respaldou e enriqueceu ainda mais a pesquisa, sobretudo, pela aproximação da Universidade com o mercado produtivo.

A aluna destaca que se inspirou na abordagem da Social Innovation Exchange (SIX), para a construção de redes de Inovação Social efetivas, em virtude da semelhança entre seus princípios-chave e os do GMDB.

Como resultado, verificou que o Grupo atua integrando as perspectivas de inovação social apresentadas por meio de uma governança democrática focada no provimento de soluções pontuais e de maneira estratégica a partir da atuação sistêmica.

A banca examinadora contou com a participação dos seguintes professores:

  • Prof. Dr. Walid Abbas El-Aouar (professor orientador – PPGA/UnP)
  • Profª. Drª. Cristine Hermann Nodari (avaliadora interna – PPGA/UnP)
  • Profª. Drª. Laís Karla da Silva Barreto (avaliadora interna – PPGA/UnP)
  • Profª. Drª. Lucimeiry Batista da Silva Rabay (avaliadora externa – CCSA/UFPB)
  • Profª. Drª. Paola Schmitt Figueiró (avaliadora externa – PPGA/Feevale)