Prevenção ao Suicídio no CIS
 

Matéria

Prevenção ao Suicídio no CIS

21 / Setembro / 2021

As alunas do curso de Serviço Social Aline Gabriele Nascimento e Ingrid Lorena Oliveira realizaram no dia 13 de setembro um projeto de intervenção vinculada à disciplina de estágio sobre a prevenção ao suicídio por meio de abordagens individuais e grupais no Centro Integrado de Saúde (CIS). A ação socioeducativa teve como objetivo divulgar informações sobre a prevenção e divulgar na sua rede de atendimento. Foram abordadas 88 pessoas e entrevistadas 37.

A tutora orientadora das alunas, Erika Luciana Silva das Chagas, falou da importância do tema. “A questão da saúde mental é muito presente nos atendimento no CIS, existem muitas situações de pessoas em sofrimento como perda de emprego ou familiar na pandemia, em vulnerabilidade extrema, e é por isso que é importante trabalhar o tema”.

Além das alunas, Denise Oliveira foi a palestrante do projeto. Ela trabalha diretamente como prevenção ao suicídio na Ponte Newton Navarro fazendo plantão, onde há um alto índice de casos. A ideia de trazê-la, segundo a tutora partiu das alunas para divulgar o projeto e mostrar como o tema é presente no dia a dia.