Software de Modelagem Molecular
 

Matéria

Software de Modelagem Molecular

5 / Março / 2021

Rêmullo Brenno Galvão de Miranda Costa, aluno do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP), desenvolveu software com múltiplas aplicações no âmbito da Pesquisa e Desenvolvimento utilizando modelagem molecular computacional in-Silico.

O programa de computador simplifica, organiza, automatiza e torna ágil o desenvolvimento de pesquisa e de processos de forma muito simples e direta, em softwares de análise físico-química de mapeamento de propriedades bioativas de substâncias naturais em múltiplas macromoléculas e ligantes associado aos principais softwares Open Source de sistemas Auto Dock previamente a testes in vitro e in vivo, e assim, norteando a elaboração de fármacos de forma mais assertiva.

“Na área da Biotecnologia e de design de fármacos (Drug Design), os produtos de bioinformática são, por muitas vezes, caríssimos, e ainda assim não desempenhavam a quantidade de tarefas que desejávamos para a nossa pesquisa. Em seguida, percebemos que isso era um problema enfrentado por muitos pesquisadores no mundo inteiro, e que as pesquisas tinham um alto custo de tempo até processar todos os resultados manualmente, então, ao desenvolver um protótipo, percebemos que isso tornava o processo muito mais ágil e inteligível, uma vez que os resultados de pesquisa também eram devidamente organizados”, explicou o aluno de Mestrado Profissional Rêmullo Costa.

De acordo com o Prof. Dr. Francisco Humberto Xavier Júnior, orientador do projeto, esta pesquisa envolve a necessidade de utilizar ferramentas mais avançadas para otimizar a descoberta de novos alvos terapêuticos. Desta forma, com este produto patenteado foi possível obter resultados de forma muito organizada e rápida, comparada ao método convencional de pesquisa molecular, usando um computador comum, funcionando de forma associada a projetos Open Source.