Artigo selecionado em Portugal
 

Matéria

Artigo selecionado em Portugal

29 / Outubro / 2021

Três professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP tiverem seu artigo aceito para ser apresentado no 10° Seminário Projetar, realizado em Lisboa, capital portuguesa. Os autores são o Prof. Renato Gomes e as Profas. Andressa Mello e Aline Dantas.

A temática do evento deste ano será: “Novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática da arquitetura”. Neste sentido, o trio de professores elaborou um artigo relatando o sucesso das aulas práticas, como nas disciplinas de projeto urbano, em formato remoto, devido a pandemia do Coronavírus.

Segundo o Prof. Renato, o trabalho científico além de pegar as experiências em sala de aula, também foram levadas em questão as adaptações metodológicas e pedagógicas feitas para conduzi-la em formato síncrono.

O motivo do rendimento satisfatório, também foi comentado pelo professor: “Na minha opinião se deve principalmente a resiliência dos docentes, aliado à praticas de ensino e metodologias ativas. Os alunos tiveram papel fundamental nesse processo, pois mostraram-se dispostos ao novo, assim como os professores. Os resultados foram além daqueles esperados.”

Apesar da experiência ter tido bastante êxito, o educador também reforça que as aulas presenciais são indispensáveis e fundamentais num curso como o de Arquitetura e Urbanismo, principalmente nas disciplinas de projeto.