Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) 
 

Matéria

Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) 

26 / Abril / 2023

A WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual), em 26 de abril de 2023, faz homenagem ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) compartilhando mensagens de apoio as mulheres inventoras, criadoras e empreendedoras, no universo da PI (https://www.wipo.int/ip-outreach/en/ipday/2023/voices-supporting-women.html). 

 

Neste cenário, o programa de Pós-graduação da Universidade Potiguar (PPGB-UnP) contempla a área de concentração Biotecnologia em Saúde e suas linhas de pesquisa: Biofármacos e Biomateriais e Bioprospecção de Produtos Naturais, considerando-se o fortalecimento das pesquisas com foco na produção intelectual, juntamente com ferramentas de gestão e qualificação discente e docente. 

 

Em destaque na área PI, Profa. Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel, pesquisadora nível 1D do CNPq e docente do PPGB-UnP, comemora juntamente com docentes e discentes do PPGB-UnP a conquista de 13(treze) patentes anuídas pela ANVISA e de 13(treze) patentes Outorgadas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Profa. Aparecida detém 48 patentes depositadas no INPI com foco em pesquisas desenvolvidas com matéria prima regional com propriedades terapêuticas e nutracêuticas. Dentre as nanobioformulações patenteadas encontram-se os vegetais óleo de copaíba, Croton cajucara Benth (nativo da região Amazônica do Brasil) e Anacardium occidentale Linn. (cajueiro) aplicados na terapêutica da dor, inflamação e cicatrização, extensivo a outras aplicações medicinais.

 

Com relação aos vegetais nutracêuticos produtos e processos foram patenteados com ênfase no desenvolvimento de produtos comestíveis com ação antioxidante e imunomoduladora que atendem a dieta de celíacos (pessoas com intolerância ao glúten).   Na perspectiva do empreendedorismo liderado por mulheres pesquisadoras, Profa. Aparecida chama a atenção para dados nacionais publicados pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em que observa-se no período 2012 a 2016 um número médio de pedidos de patentes PI (patente de invento) por mulheres e homens inventores e cessionários no Brasil, com dados superiores para homens inventores (3,57) e cessionários (2,71) por comparação com mulheres inventoras (3,06) e cessionárias (1,86). E estima o crescimento da atuação das mulheres na área do empreendedorismo biotecnológico, em função do crescimento dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (Acadêmicos e Profissionais) observados no último quadriênio (2017-2020) com crescimento significativo de patentes depositadas, publicadas, outorgadas (concedidas) e licenciadas.

 Profa. Dra. Amália Rêgo, coordenadora do PPGB-UnP, destaca que a qualidade acadêmica do programa é fomentada por meio de capacitação contínua que sustenta a implementação de metodologias e tecnologias ativas. Os discentes, são incentivados a desenvolverem a capacidade reflexiva e crítica, sobre conteúdos e habilidades adquiridos, que se encontram alinhados ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que assegura o indispensável alinhamento estratégico quanto ao perfil da gestão e aos compromissos assumidos pela instituição com a formação cidadã e com o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

 

Vinculado com a área da biotecnologia o PPGB-UnP vem dando todo suporte para que haja integração entre a academia e o segmento empreendedor que está voltado para a melhoria e desenvolvimento social com geração de produtos e processos de inovação”, cita Profa. Amália Rêgo.