Consultoria com Herchcovitch
 

Matéria

Consultoria com Herchcovitch

20 / Agosto / 2021

Vem dos vaqueiros da zona rural de São Paulo do Potengi (RN), a inspiração para a coleção criada por um universitário potiguar e selecionada como finalista do concurso nacional InovaDenim da Santana Textiles. Como um dos selecionados, o estudante de Design de Moda da UnP, Floriano Laudomir, vai ter a oportunidade de participar de uma consultoria criativa com o estilista Alexandre Herchcovitch.

O InovaDenim está em sua 2ª edição e tem como proposta explorar o tecido denim, indo muito além da aplicação em uma calça jeans five pockets. Por regra do concurso, o estudante não pode ainda divulgar imagens dos croquis, mas conta que a ideia veio de sua infância no interior.

Desde criança, ele escuta histórias do pai e dos avós contando sobre os vaqueiros que usam roupas de couro para se proteger da vegetação da caatinga, enquanto buscam o gado perdido na mata. “Eu peguei esses relatos de infância e liguei com os acontecimentos da pandemia. Como se a jornada do vaqueiro, passando rápido de cavalo dentro da caatinga, fosse uma metáfora para todos nós que passamos por esses últimos meses deixando marcas que não vamos esquecer nunca”, explica.

Assim, a coleção tem inspiração primordialmente nas vestimentas dos vaqueiros, mas fala sobre o processo de sobrevivência. “Não é sobre os nossos machucados, é sobre abraçar tudo isso como parte da nossa história e conseguir seguir em frente”.

Moda

Ainda em seu primeiro ano como aluno de Design de Moda, Floriano conta que o talento para a área começou ainda pequeno. “Eu desenho croquis desde criança, mas eu não sabia o que eles eram. Criava as personagens e gostava de fazer várias roupinhas, mas não cogitava muito entrar no mundo da moda”.

Em 2018, ele diz que “caiu de paraquedas” no curso de Engenharia Têxtil da UFRN, mas não concluiu a graduação. Porém, foi lá ele descobriu mais sobre a área e se interessou por explorar novamente seu lado criativo se matriculando na UnP em 2021.

Herchcovitch

Agora, o estudante aguarda ansioso o encontro com um dos estilistas mais famosos do mundo. “Eu estou muito nervoso em falar cara a cara com o Herchcovitch. Ainda não acredito que isso vai acontecer. Minha expectativa é poder trocar o máximo de experiência possível, pois ele é uma grande inspiração”.

Junto com outros cinco finalistas, Floriano vai passar pela consultoria criativa na fase de confecção do look a ser desfilado no evento do Desfile Blue Day que será transmitido on-line no dia 7 de outubro.