Expedição pelo Ártico é tema de documentário com exibição nesta semana.
 

Matéria

Expedição pelo Ártico é tema de documentário com exibição nesta semana.

16 / Outubro / 2023

A UnP convida para sessão de “Rota Polar – A travessia da Passagem Noroeste” que acontece no dia 18 de outubro.

A expedição dos velejadores Beto Pandiani e Igor Bely pelo norte das Américas resultou no documentário ‘Rota Polar – A travessia da Passagem Noroeste,’ que será exibido em uma sessão especial para os estudantes da UnP na próxima quarta-feira. O projeto tem como objetivo promover a consciência ambiental sobre questões sociais, climáticas e de sustentabilidade. Uma produção da Tocha Filmes em parceria com o Ecossistema Ânima.

No longa-metragem, acompanhamos o dia a dia dos velejadores em uma aventura a bordo de um catamarã, um barco sem motor, pela famosa rota marítima no extremo norte das Américas. A Passagem Noroeste é um caminho rodeado de gelo, de difícil navegação, que liga o Estreito de Davis ao Estreito de Bering. No entanto, nos últimos 25 anos, a ação do desgelo vem transformando a região, tornando este um caminho possível entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

A expedição partiu do Canadá no dia 19 de julho e percorreu quase 5 mil quilômetros até meados de setembro do ano passado. Beto e Igor viajaram do Alasca à Groelândia com o objetivo de pesquisar e fazer um alerta sobre o aquecimento global e o derretimento das geleiras do Ártico. ‘Rota Polar – A travessia da Passagem Noroeste’ é um filme rico, sensível e contagiante. Uma oportunidade única para viajar e aprender ao mesmo tempo!

Saiba mais sobre o evento:

Data: 18/10

* Não é necessário fazer inscrição

* Será disponibilizado certificado de 30 horas de evento de extensão para os alunos que participarem da exibição e preencherem o formulário que será divulgado no local.

Confira a programação das unidades:

Salgado Filho: Auditório às 19:00

Zona Norte: Sala.com01 às 19:00