Lançamento
 

Matéria

Lançamento

8 / Abril / 2022

O Prof. Me. Rodrigo Cavalcanti, docente de Direito no Campus Natal, lança no dia 25 de abril o livro “Lavagem de Capitais: combate à criminalidade econômica e preservação dos direitos fundamentais”. O evento acontece às 19h, no Auditório da Unidade Roberto Freire. Durante o evento haverá sorteio de um exemplar, livros à venda e autógrafos.

Cavalcanti é graduado em Direito pela UnP e Mestre em Direito pela UFRN. Atualmente é professor de Processo Penal e Direito Penal e sócio do escritório de advocacia – Dantas, Cavalcanti & Santos Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Penal Empresarial e Penal Econômico.

Para os que desejarem se inscrever gratuitamente, será concedido certificado de 3 horas complementares.

Sinopse

Um dos maiores males para qualquer sociedade são as práticas criminosas, especialmente no contexto dos crimes financeiros e econômicos. As ações criminosas deste tipo constituem entrave à ordem pública e ordem econômica, repercutindo efetivamente na coexistência dos seres humanos em um Estado Democrático de Direito, nitidamente violando os direitos e garantias fundamentais tão arduamente conquistados e agora tantas vezes combalidos e desrespeitados.

No Brasil, o crime de lavagem de capitais está atrelado à ideia de combate ao crime organizado, que começou na década de 1980, no Rio de Janeiro, com o jogo do bicho. Logo a atividade criminosa foi evoluindo e partindo para uma atividade bem mais lucrativa, o tráfico de drogas, o que consta inclusive na justificativa do projeto de Lei posteriormente aprovada no Senado brasileiro.

O livro Lavagem de Capitais é publicado pela editora Polimatia e pode ser adquirido clicando aqui.