Projeto em evento nacional
 

Matéria

Projeto em evento nacional

29 / Novembro / 2021

A aluna de Engenharia Civil, Jamillyanne Souza da Silva, foi selecionada para apresentar seu projeto intitulado “Argamassa com fibra de sacola plástica reciclada” no Congresso Nacional de Iniciação Científica no dia 8 de dezembro, de forma online.

O projeto faz parte do de uma das linhas de pesquisa do Centro de Tecnologia do Concreto (CTC) e foi até o momento o único trabalho selecionado da UnP para o evento. A estudante também foi vencedora em 2º lugar no Ginga Tank UnP, em 2019, com o mesmo projeto.

Jamillyanne explica como funciona o projeto: “O Estudo tem como principal objetivo avaliar os efeitos das fibras plásticas nas propriedades mecânicas da argamassa de revestimento através da inserção desse componente de reforço ao material quando é realizada sua mistura. A fibra plástica pode combater as temidas fissuras no revestimento e é isso que buscamos avaliar.”

O professor-orientador, Ítalo Vale fala da importância de trabalhos como esse no CTC. “A participação do aluno em projetos de extensão como o CTC é necessária à formação acadêmica do mesmo, pois alinha-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensina da Engenharia e sobretudo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, beneficiando a sociedade como um todo”.