UnP na Coincitec
 

Matéria

UnP na Coincitec

27 / Julho / 2022

Representantes da UnP participaram, no dia 13 de julho, da 3ª reunião do Ecossistema de Inovação do Nordeste que contou com a participação de representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. A iniciativa do Ecossistema do Nordeste partiu da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Coincitec/Fiern), por meio do presidente da Comissão, o empresário Djalma Barbosa Júnior.

Estiveram presentes, o diretor da UnP, Guilherme Guerra, a Coordenadora de Stricto Sensu, Profa. Dra. Amália Rego, e a Coordenadora do Curso de Medicina, Profa. Regina Venturini.

O diretor da FIERN propôs, em maio deste ano, organizar um time de especialistas com representação nos estados nordestinos, designados pelas Federações de Indústrias. O objetivo é estruturar agendas de interesse comum, na temática Inovação, Ciência e Tecnologia, por meio de Plano de Trabalho compartilhado, priorizando implementação de novos negócios, que venham fortalecer a atuação de atividades potenciais e empreendedoras.

A proposta acontece em um momento importante, pois considera a urgência percebida pelas empresas no Brasil e no mundo na disponibilização de produtos e serviços inovadores sob a perspectiva de melhorias competitivas e produtivas nos empreendimentos empresariais em especial na região nordeste do país. Esta iniciativa partiu inicialmente, da escolha dos representantes em cada estado e de estudos que envolveram o levantamento de todas as legislações estaduais e municipais de Inovação nos estados da região.

“A estruturação do time Ecossistema de Inovação NE busca mapear forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, de modo, a potencializar forças e oportunidades, resultando em grandes parcerias, na identificação de atores privados e públicos e na captação de fontes de fomento para o fortalecimento de ambientes, bem como na implementação de projetos e programas que intensifiquem práticas de empreendedorismo e aprimoramento dos produtos do Sistema Indústria para melhor atender as demandas da indústrias, com foco na educação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho”, destaca o presidente da COINCITEC.

Segundo a secretária executiva da Comissão, Susie Macedo, nesse encontro remoto foram apresentadas e discutidas as ações macro de inovação que vem sendo realizadas nas Federações das Indústrias no Nordeste (SESI, SENAI e IEL), socializando conhecimentos e melhores práticas, um verdadeiro benchmarking entre os estados na temática Inovação e Tecnologia.

Os trabalhos contam com pauta pré-definida de encontros mensais, com o compromisso de elaboração de plano de ação em conjunto ainda para 2022, resultando na construção de projetos sustentáveis para o Sistema Indústria na região nordeste.

Modelo de Governança

Na última quarta-feira (12), o presidente da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte foi convidado pelo Sebrae para apresentação do modelo de governança da COINCITEC/FIERN. Djalma Barbosa Júnior apresentou ainda sua experiência na condução dos grupos de trabalhos que envolvem ações de pesquisa, inovação, educação, empreendedorismo, captação de fomento e questões regulatórias e políticas públicas, para um novo movimento iniciado com foco na inovação aberta para a área de saúde, liderado pela Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

O evento contou com a palestra magna da Dra. Karen Barros Parron Fernandes, Presidente da SALUS – Londrina/PR, que repassou sua experiência de mais de 10 anos atuando na gestão do ecossistema de inovação em saúde no estado do Paraná.

Na reunião foi proposto o planejamento para criação do Polo da Inovação em Saúde do Rio Grande do Norte, onde participaram 34 atores do setor da saúde, destacando-se as participações da FIERN, Liga, Sebrae, 2 hospitais, 2 healthtechs, 2 universidades, pública e privada, Sinmed, Senac, ISD, Conselho de Enfermagem, Conselho de Psicologia, Conselho de Medicina, Conselho de Odontologia, Unimed, Laboratórios, clínicas e farmácia, com o apoio do Sebrae para iniciar, com base na metodologia nacional do Ecossistema de Inovação Local – ELI, estruturar o modelo de governa desse novo ambiente intitulado, Polo da Inovação em Saúde do RN.