Visita Técnica in situ
 

Matéria

Visita Técnica in situ

30 / Maio / 2022

Alunos do 7º período de Engenharia Civil, do Campus Natal, participaram de uma visita técnica “in situ” à Obra do Mar Vermelho Atacarejo. A atividade foi acompanhadas pelos professores mestres Juarez Quadros e Maurílio de Medeiros dentro das disciplinas de Estruturas de Concreto Armado e Teoria das Estruturas.

A visita aconteceu no dia 18 de maio e a obra é de responsabilidade da 3A Empreendimentos LTDA, tendo como engenheira responsável Marina Maria de Oliveira Cunha e Silva, egressa da UnP. “A prática da visita de campo em obra tem como objetivo oportunizar um contato direto dos estudantes com a vivência prática da rotina diária de uma obra de construção civil”, explica o Prof. Juarez.

Na visita de campo os estudantes podem estudar aspectos construtivos, estruturais, econômicos e culturais da obra que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. Dessa maneira é possível fazer com que eles possam estabelecer novas relações com o mundo da Engenharia Civil.

Assim, foram estudados no local os seguintes temas: estruturas de concreto armado, lajes pré-moldadas unidirecionais, estruturas metálicas, ligaçãoo entre pilares metálicos e sapatas de concreto, instalações de incêndio.