ALMA ALMA
 

ALMA

Ações • Lugares • Movimentos • Amizades

Como funciona

Em nossas trajetórias, somos sempre lembrados por nossas Ações. São elas que nos marcam na lembrança de cada um que passa por nós. Com a UnP não é diferente. Em sua história, nossa Universidade sabe onde esteve e em que Lugares quer estar para dar continuidade ao Movimento transformador de vidas por meio da educação que realizamos juntos há mais de quatro décadas. Este movimento que reforça nossas Amizades duradoras com aqueles que fazem parte de nosso dia a dia é o que forma a essência do ALMA.

ALMA UnP

ALMA

O ALMA é o sentimento que permeia cada ação da UnP envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo. É o que nos move para realizar sonhos e transformar as realidades à nossa volta e se materializa em nossos projetos e programas. Conheça abaixo alguns deles.


Isso é ALMA

  • Centros de Excelência

    Focados na promoção da inovação e tecnologia entre os alunos e pesquisadores da Instituição, os Centros de Excelência são organizações que funcionam como núcleos de estímulo ao empreendedorismo e às pesquisas aplicadas, atuando como elos entre a comunidade acadêmica e o mercado.

    Empreende UnP: Centro de Excelência em Empreendedorismo da Universidade Potiguar que tem como objetivo estimular a capacidade empreendedora dos seus alunos e egressos, fornecendo ferramentas, experiências e serviços.

    e-Labora UnP: é o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP. Atua como uma organização dentro da Universidade, cujo objetivo é integrar a academia à sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia.

    Saiba mais sobre os Centros de Excelência (clique aqui)

  • De Potiguar para Potiguar

    Por meio de suas atividades de extensão, a UnP transforma vidas. Uma série de serviços à comunidade são ofertados em Natal e Mossoró por meio das práticas de alunos e professores. Acessíveis de forma gratuita ou baixo custo, essas atividades são um presente: de Potiguar para Potiguar.

    Agência Escola UnP: um celeiro da prática dos alunos dos Cursos de Comunicação & Artes que vivenciam situações reais do mercado dentro da Universidade.

    Centro e Clínica Integrada de Saúde (CIS): é um cenário de práticas curriculares e atendimentos à população em Natal e Mossoró. Envolvendo 15 cursos da área de Ciências Biológicas e da Saúde, são oferecidas consultas médicas, exames laboratoriais e clínicos, além de projetos interprofissionais e tratamentos em diversas especialidades.

    Centro Médico Veterinário (CMV): Ensino, pesquisa e extensão estão unidos no CMV, uma entidade complementar do Curso de Medicina Veterinária da UnP que atende animais domésticos e silvestres, de médio e pequeno porte.

    Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): espaço de formação profissional e de promoção à assistência jurídica, se configurando como campo de estágio para alunos concluintes dos cursos de Direito e Serviço Social – inserido no NPJ/UnP desde 2011.

    Núcleo de Práticas em Negócios (NPN): iniciativa que reúne as ações dos cursos de Gestão & Negócios com atendimentos à comunidade externa, estimulando a prática dos estudantes.

    Serviço Integrado de Psicologia (SIP): implantado em 2003 com o desígnio de atuar como Serviço-Escola do curso de Psicologia da Universidade Potiguar.

    Saiba mais sobre os Serviços à Comunidade (clique aqui)

  • Extensão Universitária

    A gestão do conhecimento na Universidade Potiguar é fundamentada na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que se materializa pela integração dessas três dimensões e cria um fluxo de retroalimentação, na qual o aluno aprende no ensino, investiga na pesquisa e dissemina o conhecimento na sociedade através da extensão.

    Desta forma, a Extensão pode ser entendida como um instrumento de (inter)relação da Universidade com a sociedade, de oxigenação da própria Universidade, de democratização do conhecimento acadêmico, e, assim, de (re)produção desse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades.

    Saiba mais sobre a Extensão Universitária (clique aqui)

  • Pesquisa e Desenvolvimento Científico

    A Universidade Potiguar reconhece a importância da pesquisa para o aprimoramento de ensino de graduação e pós-graduação e ainda, para a resolução de problemas da sociedade, consciente de que a consolidação da pesquisa é progressiva e é tarefa estratégica.

    Assim, as atividades de pesquisa, conforme o enunciado do Projeto Pedagógico Institucional encontra na missão institucional, nos projetos pedagógicos de cursos e na legislação, os aspectos balizadores de orientação das atividades acadêmicas.

    Saiba mais sobre a nossa área de Pesquisa (clique aqui)

  • PEIEX

    O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – iniciativa da Apex-Brasil que tem, no RN, a UnP como parceira – objetiva alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de Governo e setor privado, entre outras atividades.

    Saiba mais sobre o PEIEX (clique aqui)