CMV reinaugurado
 

Matéria

CMV reinaugurado

21 / Março / 2022


Tutores de pets já podem se planejar para levá-los ao novo Centro Médico Veterinário (CMV), antigo Centro de Saúde Veterinária (CSV), em Natal. O espaço é vinculado ao curso de Medicina Veterinária da UnP e, agora, passa a ter sua sede própria na Unidade Salgado Filho, zona Sul da capital, permitindo à população e ao público interno um melhor acesso aos serviços oferecidos em uma estrutura de ponta.

Para marcar o novo momento, a instituição abriu as portas do espaço para visitação do público no dia 18 de março, das 8h às 18h. Com a novidade, o CMV retoma os atendimentos de clínica médica e cirúrgica, exames laboratoriais, exames de imagens e fisioterapia para animais de pequeno porte (cães e gatos) no dia 21/03, no mesmo horário. Os atendimentos acontecem sempre de segunda a sexta-feira, também das 8h às 18h, sem intervalos.

As atividades do Centro Médico Veterinário complementam o curso de Medicina Veterinária da UnP desde 2018 e são consideradas cases de sucesso para trabalhos de extensão e pesquisas científicas da área. O lugar conta com veterinários em formação tutorados por professores e demais profissionais experientes na área.

“Além do atendimento médico veterinário destinado à sociedade, o espaço surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes de Medicina Veterinária uma unidade para a realização de práticas acadêmicas em um cenário real”, afirma a coordenadora do CMV, professora Luanna Silva.

Ainda segundo a docente, para os natalenses apaixonados por pets, vale a pena ficar de olho nos projetos futuros do Centro. “Com a nova instalação concluída e as flexibilizações de distanciamento social, o CMV retornará em breve com os projetos realizados antes da pandemia, como campanhas de vacinação, castração, resgate e estímulo da adoção consciente de animais de rua”, lembra Luanna.

Avanço científico

Para além dos cuidados diretos com os animais, o CMV conta com uma estrutura que ampara o desenvolvimento de pesquisas científicas com o potencial de produção de conhecimento que melhore a qualidade de vida dos animais e da sociedade como um todo.

Neste sentido, possui pesquisas coordenadas por docentes da Medicina Veterinária nas áreas de Diagnóstico por Imagem; Biotecnologia e Reprodução Animal; Clínica Médica de Pequenos Animais; Prevenção e Controle de Doenças com importância na Saúde Pública, entre outras. Além disso, a estrutura tem parcerias com pesquisadores de instituições federais que realizam parte de projetos de mestrado e doutorado no Centro Médico Veterinário.

Os estudantes também têm acesso e podem se relacionar a uma experiência completa no âmbito da clínica de pequenos animais, com serviços de clínica médica, cirurgias, exames laboratoriais, exames de imagem, além do contato com especialidades do tipo oftalmologia, cardiologia, endocrinologia e dermatologia.