Engenharia na prática
 

Matéria

Engenharia na prática

12 / Maio / 2022

A estátua de Santo Antônio, erguida com 26 metros de altura no município de Barbalha, no Ceará, tem como objetivo fortalecer a rota turística religiosa da Região do Cariri. Inaugurada no dia 2 de abril deste ano, a imagem religiosa foi construída pelo Governo do Estado do Ceará, e contou com a participação do aluno do 9º período do curso de Engenharia Civil do Polo Limoeiro do Norte, Ítalo Diógenes Holanda Bezerra, que teve a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação.

De acordo com o estudante, o convite para atuar na construção da estátua surgiu por meio da construtora Politec. O estudante de engenharia comenta que além da imagem de 26 metros de altura, a obra conta com um espaço de mais de 12 mil metros de pavimentação, e ele ainda continua atuando na construtora, mesmo após a finalização da obra.

Ítalo Diógenes afirma que a experiência na construção na imagem tem sido muito importante, principalmente, por ser uma obra de extrema complexidade: “É uma grande oportunidade de aprendizado, é uma estrutura especial, com peso muito verticalizado”.

O estudante explica alguns detalhes da obra, como a necessidade de serem feitos quatro tipos de estrutura: a estrutura de sustentação, uma estrutura de amarração intermediária, uma secundária e uma estrutura para receber a argamassa. A estátua também tem tem cinco camadas de cobertura, sendo três tipos diferentes de impermeabilizantes, além das camadas de pigmentação. Então precisa de muito cálculo, são muitos detalhes. Principalmente, quando entra a parte artística”, conta.