Escola de Saúde Pública
 

Matéria

Escola de Saúde Pública

6 / Março / 2020

O Rio Grande do Norte ganhará uma Escola de Saúde Pública nos moldes de outras já existentes no Brasil. Para isso, os primeiros passos do projeto já estão sendo dados pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Um deles foi a reunião realizada em 5 de março entre representantes da pasta estadual e coordenadores da Universidade Potiguar.

Com o intuito de formar e capacitar profissionais de saúde que atuam no Estado e nos Municípios do RN, atualmente, o Governo do Estado conta com o Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope). A proposta é transformar este braço da Sesap – que já possui 36 anos – na futura Escola que, dessa forma, ofertará Cursos Técnicos, Pós-Graduações Lato Sensu, Pesquisa e Extensão.

Projeto

Embora seja uma referência nacional, tendo uma das melhores estruturas do país, o prédio localizado no bairro do Tirol, em Natal, está há 10 anos sem reformas e com algumas de suas áreas interditadas. “Ainda assim, este é um espaço com potencial para crescer mediante novas perspectivas de reorganização dos espaços e modernização da infraestrutura”, explica a Diretora Geral do Cefope, Cláudia Melo.

Por meio de um convênio já existente entre a UnP e Sesap, através de projetos de extensão da Universidade, estudantes apoiarão na elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia para reforma e possível ampliação do Cefope. Este são documentos fundamentais para atual etapa do projeto: a captação de recursos junto ao Estado e a emendas parlamentares.

Reunião

Em articulação com a Líder de Práticas e Links Externos da UnP, Profa. Maísa Suares, o encontro apresentou a proposta aos Coordenadores dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Renato Gomes; de Engenharia Civil, Prof. Juarez Quadros; e do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora), Prof. Eder Miranda.

Na oportunidade, eles conheceram a estrutura. Além disso, conversaram sobre algumas das necessidades que a atual gestão do Cefope vislumbra para o funcionamento da futura Escola de Saúde Pública. A partir de agora, reuniões periódicas serão realizadas para ir conhecendo e construindo o projeto.

“Ficamos muito felizes na confiança que a Sesap teve na UnP convidando-nos para ser parceiros de um projeto tão importante”, afirma a Profa. Maísa Suares. O sentimento é partilhado pela Subcoordenadora de Capacitação da Secretaria, Larissa Monteiro. “Este projeto é fruto de uma importante troca ensino-serviço que já realizamos com a Universidade e apenas o início de um caminho trilhado nesta parceria”, declara.