Patente do INPI concedida
 

Matéria

Patente do INPI concedida

6 / Agosto / 2021

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) emitiu carta patente para mais uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB) a partir da Sacaca (Croton cajucara Benth). Desta vez, o trabalho é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para o desenvolvimento de um fitoterápico.

A aluna do Mestrado Profissional em Biotecnologia, Karla Regina Freitas e Silva, é a responsável pela pesquisa sob a orientação da Profa. Dra. Deborah Padilha e co-orientação pela Profa. Dra. Maria Aparecida Maciel, ambas do PPGB. O formulado de uso oral – que tem indicação para tratar inflamações gastrointestinais – já havia recebido anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O trabalho foi desenvolvido aproveitando as pesquisas in vivo com o extrato hidroalcoólico do vegetal que haviam sido publicadas pela Profa. Aparecida e o Prof. Dr. Frederico Vanderline (UFRRJ). Esta pesquisa prévia foi divulgada no periódico internacional Journal of Ethnopharmacology, de elevado fator de impacto: 4,36 (Qualis Capes/A2) – conheça o artigo completo aqui.

Além do Dr. Frederico, participa também da pesquisa de Karla, o Prof. Dr. José Ricardo de Figueiredo (UECE). Nesta etapa, os pesquisadores fizeram a aplicação subsequente do uso da técnica do ovário artificial para o teste de toxicidade do bioproduto patenteado.