Mais RN
 

Matéria

Mais RN

7 / Março / 2022

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e a Universidade Potiguar (UnP) assinaram um acordo de cooperação para desenvolver ações sob a coordenação conjunta da plataforma MAIS RN, do Sistema Indústria, e da maior instituição de ensino superior do estado. O entendimento foi celebrado na tarde do dia 7 de março, na Casa da Indústria, em Natal.

O MAIS RN é um Núcleo de Planejamento Estratégico da Fiern que desenvolve ações, além de plataformas digitais, para análise de diversos setores da economia do Rio Grande do Norte e proposição de ações, além de servir como orientador para o empresariado e investidores. Entre os objetivos do acordo de cooperação firmado com a UnP, estão a construção conjunta de conhecimento no compartilhamento de dados, informações e soluções.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância de ter uma das principais instituições de ensino superior do estado em construção de ações conjuntas com a Federação. “Entendo que se não cuidarmos da educação como primeiro ponto, não se tem avanço em outras áreas”, disse. “A gente comemora a chegada da UnP e sabe que os frutos virão muito rápido porque uma instituição de respeito que trabalha a educação e a informação vai se juntar com a equipe do MAIS RN para produzir esses bons frutos”, concluiu.

Amaro Sales afirmou que “ganha o Rio Grande do Norte, ganham os alunos e professores da UnP, ganha a indústria do RN em ter uma grande parceira do MAIS RN, plataforma que foi criada para apontar os caminhos do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

Para o diretor da UnP em Natal, Guilherme Guerra, que representou a instituição no ato de assinatura, a parceria com a FIERN representa uma oportunidade para alunos e professores contribuírem, de fato, para o crescimento econômico do Rio Grande do Norte através de projeto de extensão. “Nós, como Universidade Potiguar, precisamos participar de projetos tão importantes como o MAIS RN. Os alunos podem esperar muitas parcerias, eles serão agentes importantes nesse processo”, declarou.

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho ressaltou que o programa é a articulação de um espaço produtivo da FIERN se abrindo para a comunidade. Ele explicou que o MAIS RN atua com trabalhos montados em três bases: industrial (empresário, área produtiva), ente público (Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, entidades públicas não governamentais) e universidades e centros produtores de conhecimento, inovação e informação. “Essa parceria com a UnP consolida uma dessas [bases]”, disse.

Segundo ele, o MAIS RN pretende oferecer à indústria a capacidade de responder com eficiência diante da velocidade das mudanças e citou, como exemplo, “informação de quadros, licenciamentos, quais são as oportunidades de mercado, de que forma podem responder aos desafios de hoje”.

Também participaram da reunião o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, e as trainees Suellen Carolina da Costa Torres e Fernanda Ferreira Lemos do Nascimento, que atuam no MAIS RN.

Com informações da página de notícias da Fiern