UnP lança centros de excelência
 

Matéria

UnP lança centros de excelência

24 / Fevereiro / 2014

A Universidade Potiguar lançou no dia 20 de fevereiro dois centros de excelência focados na promoção da inovação e tecnologia entre os alunos e pesquisadores da Instituição. Em evento realizado na Arena das Dunas foram apresentados aos convidados o Empreende e o e-Labora, organizações que funcionarão como núcleos de estímulo ao empreendedorismo e às pesquisas aplicadas, atuando como elos entre a comunidade acadêmica e o mercado.

Os dois Centros já começaram a funcionar e estão abertos ao público externo, desde o atendimento às micro e pequenas empresas, até grandes indústrias. “O Empreende vai focar muito no conhecimento do empreendedorismo e como melhorar o viés empreendedor da sociedade potiguar. Já o e-Labora será focado na solução de problemas reais em tudo que toca o tema de produtividade, através de pesquisas aplicadas”, detalhou o presidente da UnP, Marcus Peixoto.

Após as apresentações, empresários de renome no mercado potiguar e brasileiro participaram de um painel onde foram debatidos os temas “excelência e empreendedorismo”. Marcelo Alecrim, presidente da AleSat; Afrânio Miranda, diretor administrativo da Miranda Computação; Thiago Simas Gadelha, presidente da Candy Pop; Samuel Gondim, diretor do Grupo SGS; e Roberto Serquiz, sócio-fundador da Água Mineral Santa Maria; falaram dos desafios e dificuldades em investir no mercado local. “Hoje me sinto extremamente feliz em participar dos lançamentos destes Centros, pois são fundamentais para fomentar a cultura empreendedora, que apesar de todas as dificuldades e burocracias, é característica do povo brasileiro”, destacou Marcelo Alecrim.

“Nós já observamos nos nossos alunos essa capacidade e esse desejo do empreendedorismo. Acompanhando os alunos ao longo desses anos nós temos percebido o quanto eles evoluem. E não é à toa que muitos deles saem, enquanto egressos, montam suas empresas e tem sucessos nos seus negócios. As expectativas dos estudantes para o lançamento do Empreende e do e-Labora já existem porque este é um caminho que já foi trilhado dentro da Universidade”, resumiu a reitora, Sâmela Gomes.

Empreende – É uma organização dentro da Universidade Potiguar que visa inspirar o empreendedorismo nos alunos e egressos, e tem como objetivo estimular novas ideias e atuar como incubadora de empresas e parques tecnológicos, oferecendo infraestrutura e apoio gerencial. Além do serviço de incubadora, o Empreende também atuará em três outros focos de apoio a empresas. Um deles é o projeto de Consultoria Júnior, ao qual está vinculado o programa Pré-Consultores, que existe há quatro anos dentro da Escola de Gestão e Negócios da Instituição e já atendeu mais de 1.200 empresários, fornecendo consultoria gerencial às empresas de micro e pequeno porte nas áreas organizacional, recursos humanos, marketing, finanças e gestão de operações, por meio de intervenções realizadas por alunos e professores. Através do setor de Orientação Profissional e Empregabilidade serão ofertados serviços de Coaching, Monitoria, Aconselhamento e Network sobre profissões, carreira e decisões gerenciais.

e-Labora – É um Centro de Excelência focado na inovação tecnológica, através de pesquisa aplicada. Oferece aos alunos e sociedade civil a estrutura e experiência acadêmica dos docentes, através de serviços que contribuam para a solução dos problemas de produtividade do estado, da região e do país. Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão o desenvolvimento de inovações tecnológicas que propiciem saltos de eficiências, a formação de profissionais de excelência e criação de patentes. As pesquisas aplicadas do e-Labora serão, a princípio, concentradas em quatro grandes áreas: Construção Civil, Desenvolvimento de Software, Automação e Controle, e Microeletrônica. Em 2014 os projetos já foram selecionados, mas as empresas interessadas em firmar parceria já podem se candidatar. Os pré-selecionados farão parte dos desafios de 2015 do e-Labora.

OBS: Matéria publicada no UnP Em Foco, Edição 296.