RUF 2014
 

Matéria

RUF 2014

19 / Setembro / 2014

Divulgado no início do mês de setembro, o Ranking Universitário da Folha, classificou a Universidade Potiguar, integrante da rede internacional Laureate, como a melhor Instituição de Ensino Superior privado do Rio Grande do Norte. Ainda de acordo com o ranking, a UnP possui três cursos classificados entre os 50 melhores do Brasil. O RUF vem sendo produzido anualmente desde 2012 pelo grupo Folha, com o objetivo de avaliar universidades brasileiras, públicas e privadas, pelos critérios de pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Além da avaliação das universidades, o ranking classifica os 40 melhores cursos, de acordo com o número de ingressantes. A avaliação é realizada com base em dados dos últimos oito meses de 2014.

No RN, a equipe da Folha avaliou 23 instituições públicas e privadas, e apenas quatro entraram para o ranking das 197 melhores universidades do país. Neste ano, a UnP ocupa a terceira classificação no estado, sendo a única universidade privada a estar presente no ranking, feito conquistado nos últimos três anos em que a pesquisa foi realizada. Em comparação ao ano passado, a Universidade Potiguar subiu oito posições.

No Ranking dos 40 cursos avaliados, a UnP alcançou a colocação entre os 50 melhores do país, com três graduações. Nessa avaliação, entre os cursos de Administração do Brasil, o da Universidade Potiguar ficou no 41º lugar, e na classificação dos cursos de Direito, a UnP conquistou a 42º posição. Em nível estadual, ambos os cursos são os mais bem avaliados se tratando de instituição privada de ensino superior. A graduação de Turismo também conquistou o 42º lugar no ranking nacional. Serviço Social é classificado como o 63º melhor curso nacional, e no RN fica em primeiro lugar se comparado as outras Instituições Privadas de Ensino Superior. Outros cursos que tiveram boa colocação, entre os 100 melhores do país, foram: Letras, Biologia, Educação Física, Pedagogia, Nutrição, Engenharia Civil, Fisioterapia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, e Enfermagem.

Para a Reitora da Universidade Potiguar, Sâmela Gomes, essa classificação é um reconhecimento do trabalho sério realizado pelo corpo docente, e por toda a equipe que compõe a UnP. Somado a isso, toda a nossa infraestrutura colabora com o aprendizado do aluno. A consequência é uma Universidade completa, capaz de obter bons resultados nas diversas avaliações a nível nacional.

Dentro dos cinco critérios de avaliação do Ranking Universitário da Folha, a UnP conseguiu atingir a segunda colocação em três. Internacionalização, Ensino e Mercado. No critério Internacionalização, o RUF considera e avalia dois fatores: a quantidade de vezes em que trabalhos da Universidade são citados por grupos de pesquisa internacional, e a média percentual de publicações realizadas em parceria com pesquisadores estrangeiros em comparação ao total de publicações da instituição. No critério Mercado, no qual foi avaliada a empregabilidade dos alunos e ex-alunos, a Universidade Potiguar foi classificada no 52º lugar nacional e 2º lugar no RN, ficando atrás somente da UFRN.

Já no critério Ensino, o RUF utiliza quatro meios para chegar à classificação das universidades dentro dessa categoria. São levadas em consideração as avaliações de 611 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores, em que os profissionais avaliam os cursos de acordo com a sua área de responsabilidade. O segundo meio de avaliação dentro do critério Ensino do RUF, é o percentagem de professores doutores e mestres que compõe o corpo docente da universidade. Ainda com relação ao corpo docente, o critério também leva em conta a porcentagem de professores que trabalham na universidade em regime de dedicação integral e de dedicação parcial. Por fim, o Ranking verifica a nota geral da universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. E é nesse critério de Ensino onde a Universidade Potiguar é classificada como a segunda colocada no RN, sendo a única privada.