Coral UnP: 29 anos
 

Matéria

Coral UnP: 29 anos

14 / Julho / 2021

Em 2021, a UnP completa 40 anos e o Coral UnP faz parte desta história. Fundado em 1992, o Coro formado por alunos, ex-alunos, professores, colaboradores administrativos e comunidade, comemorou 29 anos no dia 4 de julho. Em celebração à data, o grupo de coralistas está preparando uma programação especial, também se preparando para as festividades do seu trigésimo aniversário.

Fundado e regido até hoje pelo Maestro Isak Lucena dos Santos, Professor Emérito da Universidade Potiguar, o Coral está preparando três Vídeos Especiais de Coro Virtual para comemoração em torno dos 29 anos do coral. O professor Isak lembra que ao longo dessa trajetória, o grupo já passou por várias formações e hoje é composto por 38 componentes:

“Durante esses anos, muitas pessoas já passaram pelo Coral e, juntamente, com elas, suas histórias ficaram marcadas. Temos Coralistas que hoje são Regentes, Cantores Profissionais, Promotores, Médicos, Profissionais de Renome Local e Nacional”, lembra.

Experiências e histórias

Segundo Isak, nestes anos todos foi possível vivenciar uma gama de experiências e histórias. Momentos maravilhosos que consolidaram o Coral como uma referência no estado, região e país: “Já cantamos em muitos palcos. Já conhecemos muitos lugares. Já recebemos muitos troféus, certificados e prêmios. O Coral UnP é Patrimônio Artístico e Cultural da Universidade Potiguar”, destaca.

“O Coral UnP completa 29 anos de atividade, e eu também completo 29 anos na sua Regência. Lembro, como se fosse hoje, de todo o processo de divulgação e testes com tanta gente que se inscreveu (mais de uma semana de testes), surpreendendo todas as expectativas”.

Primeira coralista

Mesmo já tendo passado por diversas formações, o Coral UnP ainda conta com a participação de uma coralista de seu primeiro grupo de coro, Aurora Olga Carvalho de Souza. Para a coralista, a história do coral se confunde com sua própria história de vida. Ela conta que decidiu fazer a audição por ter sua minha mãe coralista de igreja, e também gostava também de cantar, mas em casa. Outro motivo que a fez se interessar em participar do Coral, foi para trabalhar a questão de sua timidez. Aurora Olga, jornalista e bacharel em Direito, egressa da UnP.

“Soube da formação do coral em 1992, quando ainda estudava no Colégio Objetivo, em Natal. Foi uma semana inteira de testes, por ter muitos inscritos, e eu brinco dizendo que entrei por insistência, fui três vezes perguntar ao professor se tinha sido selecionada. Os ensaios eram no auditório da UnP da Floriano Peixoto”, conta.

A coralista fez questão de enfatizar a importância do Coral em sua vida. “A partir da minha seleção no Coral, minha relação com a música passou a ser um amor, eu amo fazer parte do coro, amo meus amigos, a família que formamos junto com o nosso regente Isak. Só tenho que agradecer. Eles estiveram presentes nos melhores e nos mais difíceis momentos de minha vida, como foi a morte do meu pai, e depois os problemas de saúde enfrentados por minha mãe”, lembra emocionada.

História

Como Aurora lembra, inicialmente o Coral era Objetivo UNIPEC, depois o regente desmembrou, passando a ser só da UNIPEC. Ela fez parte de todas as formações e ressalta que as atividades do coral, nunca atrapalharam sua vida pessoal e formação profissional. “Fiz o curso de Jornalismo, depois fiz o curso de direito e fiz uma pós-graduação em Gestão de Eventos, todos esses cursos na UnP. O coral nunca atrapalhou meus estudos, meu trabalho, já que os ensaios são aos sábados, mas é para quem gosta. Os mais antigos do coral brincam que só os fortes sobrevivem, porque não é fácil conciliar tudo”.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades do coral, sejam ensaios, com o regente Isak, ou aulas de Técnica Vocal, com a Professora Alzenir Nelo, estão acontecendo de forma remota. A coralista diz que o grupo está se preparando para fazer uma grande festa nos 30 anos do coral, próximo ano.

“Esperamos poder fazer uma grande apresentação para o público, que sempre nos acompanhou e tem sentido falta de nos ver presencialmente”, conclui.

Regente

O Maestro Isak Lucena dos Santos é Professor Emérito da UnP, Membro da Federação Internacional de Música Coral (IFCM) e Representante do Nordeste na Associação Brasileira de Regentes de Coros. Formado em Marketing pela UnP e Pós-graduando em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estudou Órgão e Canto no Conservatório de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e participou de diversos cursos de Regência no Brasil e Exterior com Maestros renomados de diversos países.

Além de atuar como Regente do Coral UnP, Prof. Isak também é Regente do Coral Luz do Sol, da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) projeto de extensão da instituição. É o Regente que organizou e criou mais coros no RN e o Regente brasileiro na atualidade com mais participações em Festivais Nacionais e Internacionais.