Outubro Rosa no Caps Infantil
 

Matéria

Outubro Rosa no Caps Infantil

20 / Outubro / 2021

Abrindo a semana de atividades externas da programação alusiva à Campanha Outubro Rosa promovida pelo Campus Mossoró da UnP, através do Centro Integrado da Cidadania (CIC), alunos dos cursos de Serviço Social, Direito, Enfermagem e Fisioterapia realizaram uma ação especial no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), no dia 18 de outubro, voltada para as mães das crianças atendidas na unidade.

Com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas, principalmente, mulheres, sobre o Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce, a atividade realizada no CAPS I faz parte do programa CIC Itinerante, que engloba serviços de saúde e de assessoria jurídica, reforçando a responsabilidade social da Universidade, principalmente quanto a qualidade na formação do aluno.

A programação aconteceu no formato de Sala de Espera, em que a equipe passa as informações  enquanto o público que está aguardando o atendimento médico na unidade. No momento, orientações relacionadas à saúde da mulher sobre a importância do exame das mamas foram dadas através dos alunos do curso de Enfermagem. Já o curso de Serviço Social abordou os direitos sociais das mulheres, inclusive em tratamento contra o câncer, ou de seus filhos, que fazem acompanhamento psicossocial.

Representantes do curso de Fisioterapia trouxeram opções de exercícios que podem ser realizados em casa. E a equipe do curso de Direito esclareceu dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e realizaram orientações jurídicas individuais.

Para a Assistente Social do CAPS I, Flávia Teresa, a parceria com a UnP é de fundamental importância em relação às mães e crianças que frequentam a unidade. “A UnP está proporcionando mais um suporte para essas mulheres e crianças, que necessitam de orientações sobre esses benefícios e direitos. Muitas vezes essas mulheres dão conta sozinhas de acompanhar seus filhos, que necessitam de terapias, de maiores cuidados, e não contam com o apoio da família, da sociedade, e do próprio pai da criança. E o fato da equipe vir até aqui é muito eficaz, já que elas tem dificuldades para fazer esse deslocamento, inclusive limitações financeiras”, destaca.